Ainda não tomou a sua vacina contra a gripe pois está com receio sobre contraindicações e afins? Confira as principais dúvidas sobre o assunto:
– Qual intervalo deve ser respeitado entre a vacina da gripe e da Covid-19?
O intervalo é de 15 dias. Se a pessoa tomou a vacina contra a Covid-19, depois de 15 dias ela pode tomar a da gripe. E depois de 15 dias pode tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
– A vacina da gripe oferece algum tipo de risco?
A vacina da gripe é produzida com fragmentos (partes) do vírus Influenza. Não existe a partícula viral. Desta forma, não há risco algum à saúde.
– Há alguma contraindicação?
Só há uma contraindicação: a vacina da gripe é cultivada em ovos, no Instituto Butantã. Então, pessoas com alergia a componentes de ovos – o que é muito raro – não devem tomar essa vacina. De resto, não há qualquer contraindicação. Gestantes e crianças acima de seis meses podem tomar essa vacina.
– Quem está gripado ou com febre pode tomar a vacina da gripe?
Essa questão da gripe precisa ser bem explicada. A maioria das pessoas fica resfriada, com coriza. A gripe é uma doença grave, as pessoas ficam acamadas. Essas pessoas não devem tomar a vacina. Devem esperar 15 dias para tomar a vacina, se tiver certeza que seja gripe. Resfriado ou febre baixa não são contraindicações para a vacina da gripe.
– Quem está com suspeita de Covid-19 ou confirmado com Covid-19 pode tomar a vacina da gripe?
Não. Não deve tomar. Quem está com infecção viral ou suspeita de infecção viral deve aguardar a melhora dos sintomas. A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da covid-19 ou do início da confirmação da covid-19.
O IHS oferece o serviço de vacinação contra a gripe em domicílio. Se você ainda não tomou a sua vacina, não perca mais tempo.